Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
Loading

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

DA GUERRA DO VIETNÃ A CRUZEX

O ESPAÇO TEMPORAL ENTRE GUERRA DO VIETNÃ E CRUZEX 2010 - O tempo decorrido entre o surgimento do UH-1 Iroquois (desenvolvido em 1955) e grande destaque na guerra do Vietnã e seu substituto oficial o UH-60 Black Hawk - desenvolvido em 1974 e que começou a operar no final da década de 70, porém um dos mais usados HOJE no mundo.
FOTO: Canindé Soares (o fotografo que estava fazendo a cobertura para este Blog)
Foto tirada hoje, logo após a entrevista do Ministro da Defesa

HISTÓRICO:

O UH-1 Iroquois é um helicóptero militar da fabricante Bell Helicopter Textron, vulgarmente (oficialmente pelo Corpo de Marines dos EUA referido como Huey, que se celebrizou pela intensiva utilização e brilhante desempenho na Guerra do Vietnam. A letra "U" refere-se a "Utilitário", em contraste com as versões de ataque e transporte.
O UH-1 foi desenvolvido em 1955 durante testes levados a cabo pelo US Army com o Bell 204/205. A designação inicial, HU-1 (helicóptero utilitário) levou à banalização da atual alcunha, Huey. Introduzido pela primeira vez ao serviço militar, em 1955, entrou em produção em 1962 como UH-1. Os últimos aparelhos foram produzidos em 1976, num total de 16.000 unidades[1], dos quais aproximadamente 7000 participaram da Guerra do Vietnam. Neste conflito, foram abatidos 2202 pilotos e perdidas aproximadamente 2.500 unidades, durante combates, e em acidentes de operação.
Atualmente, a Força Aérea Brasileira opera 41 aeronaves em dois esquadrões, sendo numericamente a principal aeronave de asas rotativas da força. Atua em missões de ataque, escolta, assalto aerotransportado e salvamento em combate. Com o envelhecimento da frota, procura-se um substituto a altura da versatilidade da aeronave ou sua modernização para o padrão Huey II oferecida pelo próprio fabricante.

Fonte: wikipedia.org
Referência:
http://www.bellhelicopter.com/en/aircraft/military/bellUH-1Y.cfm - Site oficial do Bell UH-1
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

O Sikorsky UH-60 Black Hawk, designado pelo fabricante como S-70, é um helicóptero médio bimotor de transporte utilitário e assalto. O modelo foi o vencedor de uma competição do Exército dos Estados Unidos da América no final da década de 1970 para a substituição da família UH-1 Huey. Sua variante naval desenvolvida para a US Navy é o Sea Hawk. Pode ser usados para diversas tarefas, desde apagar incêndios até levar o presidente dos EUA.

No Brasil

Exército
O Exército Brasileiro adquiriu quatro aeronaves em 1997 para operar na MOMEP (Missão de Observação Militar Equador-Peru) pelas características da região do conflito (grande altitude e sem infraestrutura aeroportuária).
Atualmente, estes helicópteros estão integrados a 4º Batalhão de Aviação do Exército na cidade de Manaus.

Força Aérea
Em 2006, adquiriu 6 helicópteros dos estoques dos Estados Unidos. Os H-60L foram adquiridos pela FAB objetivando atender, especificamente, a missão de Combate SAR na região amazônica, sendo distribuídos no Esquadrão Hárpia 7º/8º GAV, unidade implantadora e responsável pela doutrina de CSAR na Amazônia brasileira. Em 2009 a FAB teria feito o pedido de mais 15 unidades do UH-60L ao Congresso Americano.

Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil, com a finalidade de substituir as aeronaves SH-3 Sea King existentes no 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino, pretende adquirir uma variante naval do UH-60, já usada no Exército e na FAB, para emprego ASW. Convém ressaltar que esta variante não tem relação com o Sea Hawk, devido a este ser mais complexo e com mais recursos de navegação e comunicação, o que torna o modelo utilizado pelos EUA bastante oneroso.

Fonte: wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário