A CRUZEX é um exercício aéreo multinacional que reúne meios da Força Aérea Azul (Forças da Coalizão) contra Forças Vermelhas (Forças Opositoras), baseado em um conflito simulado de baixa intensidade.
No cenário fictício, até 1945, o País Vermelho era constituído por grupos étnicos que viviam harmoniosamente. O principal grupo étnico do País Vermelho era o “REDO”, que compunha a maior parte da alta sociedade do país (administração, forças armadas, polícia e outros) e dominava a parte ocidental do país. Por outro lado, a parte oriental era formada por uma multiplicidade de grupos étnicos que suportavam a opressão dos REDO e eram desprezados com freqüência.
O País Vermelho e o País Azul (país vizinho) lutaram em lados opostos na II Guerra Mundial. No final da guerra, o País Azul era um dos vencedores e o País Vermelho um dos perdedores.
Em 1946, para condenar e punir o comportamento do País Vermelho, a comunidade internacional decidiu dividi-lo em dois países: a parte ocidental, batizada de País Vermelho e a parte oriental, País Amarelo. A divisão foi considerada traição pelo grupo REDO, que começou a convocar a população do País Vermelho para a resistência.
Em 31 de março de 2012 o País Vermelho invadiu e anexou a parte nordeste do País Amarelo alegando proteger “sua população”. A maior parte da área capturada é composta por campos de petróleo. Em 15 de abril de2012 aresolução de segurança das Nações Unidas foi votada, exigindo a retirada das forças do País Vermelho do País Amarelo e autorizando a constituição de uma Força de Paz.
Em 1º de maio de 2012, uma grande coalizão internacional foi formada, tendo como líder o País Azul. A coalizão tem a missão de expulsar as Forças Vermelhas do território Amarelo e restaurar a legalidade e a paz entre as duas nações.
Fonte: Comando da Aeronáutica