A FAU (Força Aerea do Uruguai) trouxe seus patinhos feios Dragonfly e Pucará.
DRAGONFLY - O crescente envolvimento militar americano no Vietnã, no início dos anos 1960 levou a um forte interesse em aviões de contra-insurreição. No final de 1962, a força aérea americana avaliou dois T-37C (Tweet) para esse papel.
A Força Aérea considerou o T-37 promissor, mas queria uma versão melhorada do avião com maior capacidade de carga, maior resistência e melhor desempenho. Isso significou uma aeronave mais pesada com motores mais potentes. Em 1963, a força aérea americana assinou um contrato de dois protótipos do Cessna T-37, denominados Yat-37d.
O primeiro Yat-37d voou em outubro de 1964, seguido um ano mais tarde pelo segundo protótipo.
Como resultado, a USAF emitiu um contrato para construção de 39 Yat-37Ds, com algumas pequenas alterações em relação aos protótipos. Estes aviões foram inicialmente designados AT-37D, rapidamente alterada para A-37A.
O Cessna A-37 Dragonfly, ou Super Tweet, é uma aeronave de ataque leve desenvolvido a a partir da aeronave T-37 Tweet.PUCARÁ - O FMA IA 58 Pucará (do termo quechua: «Fortaleza») é um avião, bimotor turbohélice, de combate ligeiro de projeto e construção argentina. Desenvolvido pela Fabrica Militar de Aviones da Argentina na década de 1970, foi utilizado na Guerra das Malvinas.
É projetado para operar em pequenas pistas de terra e sua missão primordial é de apoio a forças terrestres, combate anti-helicopteros e missões de contra-insurgência.
FONTES:
www.avioesdecombate.com.br
www.wikipedia.org
www.airliners.net
FOTOS:
Gabriel Luque
Renato LTE
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