Seis caças A-1 chegam à Natal para simulação de guerra
Os esquadrões Centauro e Poker , baseados em Santa Maria (RS), chegaram na tarde desta quarta-feira (03) à Base Aérea de Natal. Cada um deles trouxe três aeronaves do modelo A-1 para a quinta edição do exercício CRUZEX V.
De acordo com o comandante do Esquadrão Poker,Tenente Coronel Júlio César Maiello Villela, os A-1 irão cumprir missões de ataque na simulação de guerra ao lado de outras aeronaves de nações convidadas. “É sempre bom compartilhar este tipo de atividade com outros países” , afirmou.
Já o Major Milber Moura Bertolino, do Centauro, explicou que as unidades estão preparadas para a CRUZEX V. “A gente procura fazer durante o voo é mostrar que nós estamos no mesmo nível de treinamento dos pilotos de outros países”, disse.
Projetado em parceria entre o Brasil e a Itália, este modelo de caça já participou de um conflito real na década de 1990, quando a Aeronautica Militare enviou seus A-1 para o conflito do Kosovo. Naquela ocasião, as aeronaves atuaram em uma força de coalizão com outros países, cenário parecido com o simulado na CRUZEX V.
CRUZEX V – A GUERRA É SIMULADA, O TREINAMENTO É REAL.Fotos: Sgt Johnson Barros / Força Aérea Brasileira
Fonte: Marcelo Oliveira / UFRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário