Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
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terça-feira, 23 de novembro de 2010

Um Gigante Norte Americano na CRUZEX 2010

Boeing C-17 Globemaster III da USAF
C17virginia.jpg 
Foto e Fonte: Wikipedia.pt
Tipo Transporte aéreo tático
Fabricante Flag of the United States.svg McDonnell Douglas/Boeing
Primeiro vôo 15 de setembro de 1991
Capacidade 102 (tropas) passageiros
Comprimento 53,03 metros
Envergadura 51,74 metros
Altura 16,79 metros
Velocidade máxima 830 km/h
Altura máxima de vôo 13.700 metros
Peso máx. decolagem 265.000 kg

Este foi o Avião utilizado pelos Norte Americanos para o transporte de toda a logística necessária para o vôo dos seus F-16 na CRUZEX 2010.
 Foto: Tim de Groot - AirTeamImages        -      Airliners.com
Fotos: Wikipedia.pt

O Boeing C-17 Globemaster III apresenta uma característica muito interessante: o trem de pouso. A imagem ao lado mostra perfeitamente como é o trem de pouso desse avião. A primeira coisa a ser notada é o fato de as portas do mesmo permanecerem abertas enquanto ele está abaixado. Isso, é estranho, pois a maioria dos aviões desse porte tem um mecanismo que permite essas portas serem fechadas com trem de pouso estendido. Além disso, o trem de pouso traseiro é formado por dois pares de rodas principais. Porém, do lado de cada roda "interna" existe uma outra roda, em posição um pouco elevada, voltada para o centro da aeronave. O trem de pouso frontal é simples, isto é, duplo. É difícil ver um avião desse porte ter apenas uma roda, mesmo no trem de pouso frontal.
Outra característica interessante sobre o modelo é a sua capacidade de abrir a porta do compartimento de carga, em pleno vôo, mesmo sem a adição de uma segunda fuselagem. Alguns aviões que possuem essa capacidade, como o C-5 Galaxy ou Antonov An-124 precisam de uma segunda fuselagem para dar a resistência estrutural que a aeronave precisa para abrir a porta traseira do compartimento de carga em pleno vôo. (Veja as páginas dos C-5 Galaxy ou do Antonov An-124 para saber a razão da necessidade dessa segunda fuselagem.) Além disso, os aviões supracitados possuem duas portas que dão acesso ao compartimento de carga, uma de proa (frontal) e outra de popa (traseira). O Globemaster III, por sua vez, possui apenas a porta de popa. Entretanto, essas portas que mencionamos são acessos para carga. Existem várias outras destinadas a permitir que humanos entrem e saim do Globemaster. Aliás, o Globemaster tem duas portas de popa, uma de cada lado, que podem ser abertas em pleno vôo, para a liberação de soldados paraquedistas que também podem ser apertas no ar.
FONTE: Wikipedia.pt
 Foto: Andras Brandligt   -   Airliners.net

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