Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
Loading

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Chegaram nosso F-5EM


Dos Pampas ao Nordeste: o Cartorze pronto para o combate

Já era noite quando os cinco caças F-5EM do 1°/14° GAV pousaram em Natal após cruzarem todo o país, vindos de sua base no Rio Grande do Sul. O Esquadrão Pampa, como é chamado, chega para a CRUZEX V com a experiência da participação em vários exercícios, como a Red Flag e todas as CRUZEX anteriores.
F5Mas apesar de não ser novata, a unidade encara a CRUZEX V como uma grande oportunidade de aprendizado. Foi o que explicou o Major Francisco Bento Antunes logo após desligar as duas turbinas do seu jato de combate. “O esquadrão tem uma excelente perspectiva para essa operação em função da participação de unidades estrangeiras e a possibilidade de intercâmbio na ampla variedade de missões da aviação de caça”, afirmou.
Para superar os desafios dos próximos dias, o 1°/14° GAV preparou seus pilotos em missões de ataque, escolta e combate aéreo, semelhantes às que cumprirão na CRUZEX V. A novidade neste ano é que pela primeira vez o Pampa voará na força de coalizão com seus caças equipados com sistemas de última geração. “Voando com o F-5 modernizado nós temos uma excelente perspectiva de missão, aquisição de conhecimento e troca de experiências”, disse o Major Bento.
Criado em 1947 na Base Aérea de Canoas, o 1°/14° foi a primeira unidade de caça brasileira da região sul. O esquadrão cumpre missões de defesa do espaço aéreo e ataque ao solo, e desde 1976 opera os caças F-5E Tiger II, de fabricação norte-americana. Em 2005, o Pampa recebeu seu primeiro F-5 modernizado com novos sistemas de voo, radar, ataque e proteção. Os novos aviões foram denominados F-5EM.


F-5EM








F-5EM Esquadrão Pampa






























Fotos: Sgt Johnson Barros / Força Aérea Brasileira
CRUZEX V – A GUERRA É SIMULADA, O TREINAMENTO É REAL.



Saiba mais sobre a CRUZEX V:
Twitter
@cruzex5 #CRUZEX
http://twitter.com/#!/cruzex5
YouTube
http://www.youtube.com/user/cruzex5
Flickr
http://www.flickr.com/photos/cruzex/show
RSS
www.fab.mil.br/portal/operacoes_aereas/cruzex5/noticias/rss.php


Fonte: Tenente Humberto Leite / Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário