Quinta-feira, 18 de novembro de 2010, o General Patrick Rousiers, Inspetor Geral do Exército, e o general Gilles Desclaux, comandante da Defesa Aérea e Operações Aéreas (CDAOA), visitaram a Base Aérea de Natal, no Brasil, no dia VIP da CRUZEX V, organizada pela Força Aérea Brasileira, de 8 a 19 de novembro de 2010. Este dia foi dedicado à visita de altas autoridades civis e militares, bem como de observadores dos países participantes.
Este especial dia VIP contou com a presença do Senhor Nelsom Jobim, Ministro da Defesa do Brasil, bem como com os Chefes de Estado Maior (ou seus representantes). O Senhor Nelson Jobim, Ministro da Defesa brasileira se reuniu com os pilotos de Rafale e com os pilotos das Forças Aéreas do Brasil, do Chile, dos Estados Unidos e do Uruguai.
“Durante a presente jornada, eu represento o General Jean-Paul Palomeros, Chefe do Estado Maior da Força Aérea, declara o General Rousiers. Esta visita vai reforçar e manter as excelentes relações entre as forças aéreas do Brasil e da França. Os dois países têm, de fato, uma forte parceira aeroespacial.”
A jornada de quinta-feira, 18 de novembro, foi marcada por uma série de apresentações detalhadas do exercício, bem como por uma visita às instalações e aos recursos mobilizados. “Como Comandante do CDAOA, solicito uma especial atenção aos aviadores franceses inseridos no âmbito da estrutura de Comando e Controle (C2), comenta o General Desclaux. Esses especialistas franceses estão capacitados a compartilhar seus conhecimentos e habilidades com todas as s nações participantes.”
Nesse dia VIP também foi proporcionado a participação das autoridades nos exercícios.
“Os representantes do destacamento francês, com os quais falei, me confirmaram que a CRUZEX é uma oportunidade única para aprender, compartilhar e transmitir experiências”, disse o General Rousiers. A título de comparação, cito o intercambio sobre o Mirage 2000 vivenciado entre brasileiros e franceses. Finalmente, a CRUZEX V, igualmente, permite demonstrar a vasta capacidade do Rafale, nesta sua primeira participação neste exercício, na América do Sul.”