Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
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terça-feira, 23 de novembro de 2010

ENCERRAMENTO DA COBERTURA

Caros amigos, blogueiros e jornalistas que acompanharão em algum momento este blog, venho informar que estamos encerrando a nossa cobertura da CRUZEX V. Sabendo da curiosidade geral sobre os resultados da Operação Cruzeiro do Sul, versão 2010, informo que todas novidades podem ser acompanhadas pelo Site da Alide (www.alide.com.br) e pelo FÓRUM BASE MILITAR, que pode ser acessado clicando na imagem abaixo:



Este Blog não vai ser tirado do ar pois eu senti falta, ano passado, de informações da CRUZEX IV,  para me preparar para a versão 2010, pois nada de oficial tinha na internet (pelo menos até o Google, proprietário do Blogspot resolver tirá-lo).
Portanto fica uma pequena fonte de consulta para os entusiastas do assunto.
Para quem adora fotos, ficam os wallpapers, normais e as foto-montagens que criei. Para encerrar montei mais um papel de parede, este com dois modelos para você escolher:
          
A todos meu muito obrigado pela atenção e até a próxima CRUZEX (e que seja aqui em Natal). Um abraço no coração e até mais.

 

Geovanne Pinheiro
geovanne.pinheiro@gmail.com

PS: Até agora 2.621 visitantes. Além de minhas expectativas!!!


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Um Gigante Norte Americano na CRUZEX 2010

Boeing C-17 Globemaster III da USAF
C17virginia.jpg 
Foto e Fonte: Wikipedia.pt
Tipo Transporte aéreo tático
Fabricante Flag of the United States.svg McDonnell Douglas/Boeing
Primeiro vôo 15 de setembro de 1991
Capacidade 102 (tropas) passageiros
Comprimento 53,03 metros
Envergadura 51,74 metros
Altura 16,79 metros
Velocidade máxima 830 km/h
Altura máxima de vôo 13.700 metros
Peso máx. decolagem 265.000 kg

Este foi o Avião utilizado pelos Norte Americanos para o transporte de toda a logística necessária para o vôo dos seus F-16 na CRUZEX 2010.
 Foto: Tim de Groot - AirTeamImages        -      Airliners.com
Fotos: Wikipedia.pt

O Boeing C-17 Globemaster III apresenta uma característica muito interessante: o trem de pouso. A imagem ao lado mostra perfeitamente como é o trem de pouso desse avião. A primeira coisa a ser notada é o fato de as portas do mesmo permanecerem abertas enquanto ele está abaixado. Isso, é estranho, pois a maioria dos aviões desse porte tem um mecanismo que permite essas portas serem fechadas com trem de pouso estendido. Além disso, o trem de pouso traseiro é formado por dois pares de rodas principais. Porém, do lado de cada roda "interna" existe uma outra roda, em posição um pouco elevada, voltada para o centro da aeronave. O trem de pouso frontal é simples, isto é, duplo. É difícil ver um avião desse porte ter apenas uma roda, mesmo no trem de pouso frontal.
Outra característica interessante sobre o modelo é a sua capacidade de abrir a porta do compartimento de carga, em pleno vôo, mesmo sem a adição de uma segunda fuselagem. Alguns aviões que possuem essa capacidade, como o C-5 Galaxy ou Antonov An-124 precisam de uma segunda fuselagem para dar a resistência estrutural que a aeronave precisa para abrir a porta traseira do compartimento de carga em pleno vôo. (Veja as páginas dos C-5 Galaxy ou do Antonov An-124 para saber a razão da necessidade dessa segunda fuselagem.) Além disso, os aviões supracitados possuem duas portas que dão acesso ao compartimento de carga, uma de proa (frontal) e outra de popa (traseira). O Globemaster III, por sua vez, possui apenas a porta de popa. Entretanto, essas portas que mencionamos são acessos para carga. Existem várias outras destinadas a permitir que humanos entrem e saim do Globemaster. Aliás, o Globemaster tem duas portas de popa, uma de cada lado, que podem ser abertas em pleno vôo, para a liberação de soldados paraquedistas que também podem ser apertas no ar.
FONTE: Wikipedia.pt
 Foto: Andras Brandligt   -   Airliners.net

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Ficha do Gigante Russo

Antonov An-124-100  Ruslan
Foto: Stephen J Muscat  - Airliners.net
(clique na imagem para ampliar)
 Foto: Lars Wahlstrom  - Airliners.net
(clique na imagem para ampliar a foto interna da cabine do piloto)
Tipo:........................................Avião cargueiro pesado
Fabricante:.............................Antonov
Primeiro vôo:.........................1982
Capacidade:..........................88 passageiros
Custo unitário:.......................150 a 200 milhões de doláres
Comprimento:........................69,10 metros
Envergadura...........................73,3 metros
Altura.......................................20,78 metros
Velocidade máxima..............865 km/h
Altura máxima de vôo...........11.600 metros
Peso máx. decolagem..........405,000 kg

O Antonov An-124 Ruslan (nome de código OTAN: Condor) foi durante um longo período o maior avião do mundo, isto antes da chegada do An-225. Atualmente ele é o segundo maior avião cargueiro do mundo. Ele ainda é o maior avião de carga já feito em escala industrial.
Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar (para o transporte de tanques e lançadores de mísseis), o primeiro protótipo An-124 voou em 26 de dezembro de 1982. Um segundo protótipo, chamado Ruslan (um herói do povo russo), fez sua aparição ocidental no Airshow de Paris em Junho de 1985, anteriormente ao seu primeiro vôo comercial, que ocorreu em janeiro de 1986.
Desde então, o An-124 estabeleceu uma série de recordes. Sua maior conquista foi a mais pesada carga transportada por via aérea, comercialmente: um gerador de 124 toneladas, associado a outras cargas espalhadas no seu interior, com um peso total de carga de 132,4 toneladas, no final de 1993.
Características notáveis incluem o nariz (que, na verdade, é a porta do compartimento de carga de proa) e as portas do compartimento de carga de cauda, 24 rodas permitindo operações de pouso em asfalto, terra, grama e neve (desde que preparada para isso).
É o terceiro maior avião produzido em massa. Há mais de 40 An-124 em serviço na Rússia, Ucrânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos, entre outros países.
Ele também foi o avião com maior volume de carga transportada (1014 metros cúbicos) até a criação do Airbus A300-600 ST Beluga (1400 metros cúbicos). O compartimento de carga dele tem 4,4 metros de altura e 36,5 metros (entre rampas) de comprimento. A rampa de proa (frontal) ainda deixa 2,10 metros utilizáveis e a de popa (traseira), 4 metros e meio. No total, temos 43,1 metros de comprimento. Já as larguras são, em metros, 6,4 na base, 3,996 no teto e 6,8 máxima. Ele também detém o recorde de mais longo vôo feito por um avião! Ele decolou em maio de 1987 e, durante vinte e cinco horas e meia, voou 20.151 quilômetros sem reabastecer. Ele partiu com um peso total de 455 toneladas.

FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

domingo, 21 de novembro de 2010

Antonov "Frances" da Cruzex em Natal - EM FOTOS - 2

O gigante dos ares:


cruzex2010.blogspot.com

Antonov "Frances" da Cruzex em Natal - EM FOTOS - 1

cruzex2010.blogspot.com - Ainda tem mais !!!

O APOIO DOS CAÇAS BRASILEIROS

Seguindo a Chegada do Antonov "Francês", chegou um dos KC-137 brasileiros da CRUZEX.Segundo a FAB, o Boeing KC-137 é uma versão militar do Boeing 707. Adaptado para reabastecimento em vôo e transporte de carga, o KC permite à FAB aumentar seu raio operacional. Em determinadas situações, o KC-137 pode ser utilizado para o transporte executivo, atendendo especialmente à Presidência da República. Voando em constante treinamento com os F-5E e A-1, os KC-137 garantem autonomia aos nossos caças para atingirem qualquer zona fronteiriça do território nacional.

Fotos Excluzivas:

cruzex2010.blogspot.com

Fotos Exclusivas do Antonov "Frances" da Cruzex em Natal

Fotos tiradas entre 11:09 e 12:00 horas:

Aproximação do Antonov:
Chegando na pista:
Tocando o solo potiguar:
Aguardem mais fotos !

FRANCESES AINDA ESTÃO EM NATAL

Os Franceses alugaram um outro Antonov para levar o restante de seu material para casa. Hoje exatamente às  11:09 tocava o solo o Antonov da Volga-Dnepr AH-124-100 do Aeroporto Augusto Severo. Novamente o este blog sai na frete com fotos exclusivas. Não foi confirmado o horário da partida dos últimos franceses de Natal.
Aguardem os próximos minutos que estaremos colocando mais fotos!