Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
Loading

sábado, 2 de novembro de 2013

O CÉU ESTÁ DIFERENTE

Já há algo de diferente nos céu do Nordeste. Caças F-5EM da Força Aérea Brasileira foram os primeiros participantes a chegarem para a CRUZEX Flight 2013, que acontece entre os dias 4 e 15 de novembro. Os primeiros F-5EM pousaram na Base Aérea de Natal neste domingo (27/10).

No total, a FAB deve utilizar catorze caças F-5EM, dos Esquadrões Jambock, Pampa e Pacau, respectivamente do Rio de Janeiro (RJ), de Canoas (RS) e de Manaus (AM). Durante a CRUZEX, eles vão combater contra caças como os F-16, dos Estados Unidos, Chile e Venezuela, e F-2000, do Brasil.

Para o Tenente-Coronel Eduardo Almeida, Comandante do Esquadrão Jambock, as unidades de F-5 estão preparadas para o desafio. "Já temos uma preparação constante para o combate", garante. Mas completa: "o intercâmbio com as outras forças é um plus no treinamento. Existe uma integração, uma troca muito grande".

Com a experiência de quem participou da primeira CRUZEX, em 2002, e do exercício Salitre I, em 2004, no Chile, o Tenente-Coronel Almeida lembra que os pilotos brasileiros têm a vantagem de voarem "em casa". "Você se sente mais confiante. Conhece a área, conhece os controladores. Consegue ter mais foco na parte mais importante do voo, o combate", explica.

Nesta semana, os F-5EM realizam treinamentos de shot validation, que são os procedimentos a serem adotados na CRUZEX para assegurar quem venceu cada um dos combates aéreos.

Fonte: FAB

COMEÇA A CRUZEX 2013

Caros amigos, estamos voltando as atividades relativas a Operação Cruzeiro do Sul em sua sétima edição.

Para os novos amigos que estão tomando conhecimento agora da existência desta mega operação com sede em Natal/Parnamirim - RN e que se estende por Caicó, Mossoró e Recife/PE, recomento que, para que possam entender melhor a CRUZEX, leiam as páginas linkadas logo abaixo do logotipo deste blog.

Embora que, oficialmente, a CRUZEX 2013 só comesse no próximo dia 5 de novembro, os céus brasileiros já estão fervilhando de caças das nações que participarão do evento.

A partir de hoje estaremos informando tudo sobre este gigantesco evento. Espero que gostem e que compartilhem com seus amigo.

Estarei disponibilizando fotos minha que são de "Domínio Público", ou seja, que todos podem usar como bem intenderem pois não possuem restrições de uso.

Abraços,
Geovanne Pinheiro