Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
Loading

sábado, 2 de novembro de 2013

O CÉU ESTÁ DIFERENTE

Já há algo de diferente nos céu do Nordeste. Caças F-5EM da Força Aérea Brasileira foram os primeiros participantes a chegarem para a CRUZEX Flight 2013, que acontece entre os dias 4 e 15 de novembro. Os primeiros F-5EM pousaram na Base Aérea de Natal neste domingo (27/10).

No total, a FAB deve utilizar catorze caças F-5EM, dos Esquadrões Jambock, Pampa e Pacau, respectivamente do Rio de Janeiro (RJ), de Canoas (RS) e de Manaus (AM). Durante a CRUZEX, eles vão combater contra caças como os F-16, dos Estados Unidos, Chile e Venezuela, e F-2000, do Brasil.

Para o Tenente-Coronel Eduardo Almeida, Comandante do Esquadrão Jambock, as unidades de F-5 estão preparadas para o desafio. "Já temos uma preparação constante para o combate", garante. Mas completa: "o intercâmbio com as outras forças é um plus no treinamento. Existe uma integração, uma troca muito grande".

Com a experiência de quem participou da primeira CRUZEX, em 2002, e do exercício Salitre I, em 2004, no Chile, o Tenente-Coronel Almeida lembra que os pilotos brasileiros têm a vantagem de voarem "em casa". "Você se sente mais confiante. Conhece a área, conhece os controladores. Consegue ter mais foco na parte mais importante do voo, o combate", explica.

Nesta semana, os F-5EM realizam treinamentos de shot validation, que são os procedimentos a serem adotados na CRUZEX para assegurar quem venceu cada um dos combates aéreos.

Fonte: FAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário