Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
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sábado, 9 de novembro de 2013

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

5 F-5 NO DIA 5

Começamos hoje a publicação diária das cobertura fotográfica do Operações Cruzex.

O início oficial da cobertura da CRUZEX se deu no dia 5 de novembro: o Midia Day.
Abaixo seguem as primeiras cinco fotos de nossa cobertura: F-5EM.






Fotos: Geovanne Pinheiro
Nenhum direito reservado!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

ENTENDA A CRUZEX 2013 - VÍDEO

O diretor da CRUZEX 2013, Brigadeiro do Ar Mário Luis da Silva Jordão, fala sobre a importância do maior exercício de combate aéreo da América Latina.


FONTE: FAB
Publicado em 30/10/2013 

CAÇAS RESPONSÁVEIS PELA DEFESA DA CAPITAL DOS EUA ESTÃO EM NATAL

Caças Fighting Falcons dos Estados Unidos na Base Aérea de Natal




Eram 13h35 de ontem, quando o primeiro caça F-16 Fighting Falcon dos Estados Unidos pousou na Base Aérea de Natal (BANT) para a participação na CRUZEX Flight 2013. Os seis aviões de combate são da Guarda Aérea Nacional do Distrito de Columbia, uma unidade responsável pela defesa da região da capital dos EUA, Washington.
"Esse exercício é o equivalente brasileiro da nossa Red Flag. O maior ganho é voar como parceiros em um ambiente que replica aquilo que nós fazemos pelo mundo", declarou o Coronel Gerald Colmer, que está a frente dos 150 militares americanos integrantes da CRUZEX, entre pilotos, mecânicos e pessoal de apoio. Além dos F-16, um avião-tanque KC-135 também participará desta edição, ficando sediado na Base Aérea do Recife.
Neste ano, além dos Estados Unidos, o Chile e a Venezuela também participarão com caças F-16.
Fonte e Fotos: Agência Força Aérea

Obs.: Todas as fotos de propriedade da FAB podem ser redistribuidas desde que mantenham os créditos!

É OFICIAL

04/11/2013 - 10h26
CRUZEX – Começa hoje (04) o maior exercício de combate aéreo da América Latina


Tudo pronto e agora é para valer. Começa nesta segunda-feira (04/11) a CRUZEX Flight 2013, o maior exercício de combate aéreo da América Latina. O evento vai até o dia 15 de novembro e deve reunir nada menos que dois mil militares de nove países, além de quase 90 aeronaves. As Bases Aéreas de Natal (RN) e do Recife (PE) vão receber aviões e helicópteros para missões que envolvem desde o combate aéreo entre caças até o salto de paraquedistas de forças especiais, uma das novidades desta edição.

A cobertura completa das operações durante a CRUZEX poderá ser acompanhada no site www.cruzex.aer.mil.br e em tempo real pelas mídias sociais da FAB.

Pela primeira vez, o exercício, realizado desde 2002, vai focar unicamente a atividade aérea e contará com as presenças de Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

“A CRUZEX acontece no Brasil desde 2002. Desde então houve um processo evolutivo muito grande de conhecimento e incorporação de doutrinas. Conseguimos, então, trazer mais países para participar do exercício. Isso aumenta a interação, eleva a troca de conhecimento e padroniza ações para que a FAB, especificamente, possa atuar no cenário internacional Aeronaves de caça F-16 americanas chegaram no sábado  Agência Força Aérea/Sgt Rezendeem operações conjuntas com outras forças aéreas do mundo”, analisa o diretor da CRUZEX 2013, Brigadeiro do Ar Mário Luis da Silva Jordão.  

Final de semana movimentado - Os primeiros aviões de caça F-16 Fighting Falcon dos Estados Unidos pousaram na Base Aérea de Natal (BANT) no início da tarde de sábado (02/11) para a participação na CRUZEX Flight 2013. As seis aeronaves integram a Guarda Aérea Nacional do Distrito de Colômbia, unidade responsável pela defesa aérea da região da capital dos EUA, Washington.  "Esse exercício é o equivalente brasileiro da nossa Red Flag. O maior ganho é voar como parceiros em um ambiente que replica aquilo que nós fazemos pelo mundo", declarou o Coronel Gerald Colmer, que está a frente dos 150 militares que integram a delegação americana.

  Cruzex Reabastecimento em voo – Também no sábado, quatro caças da Força Aérea Brasileira (F-2000 e F-5) receberam combustível em pleno voo de um avião-tanque KC-767 da Colômbia. Esta foi a primeira vez em que os dois países realizaram este tipo de voo juntos. À tarde, um avião-tanque KC-130 brasileiro reabasteceu quatro jatos A-37 Dragonfly colombianos. Os reabastecimentos aconteceram a aproximadamente cinco mil metros de altitude em uma região entre os estados da Paraíba e do Rio Grande Norte. Ambas as missões fazem parte dos preparativos para a CRUZEX Flight 2013.



CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA AMPLIAR




Fonte e Fotos: Agência Força Aérea

Obs.: Todas as fotos de propriedade da FAB podem ser redistribuidas desde que mantenham os créditos!

domingo, 3 de novembro de 2013

Um "GORDO" começando a voar

Esta é uma homenagem ao Esquadrão Gordo! 

1º ESQUADRÃO DO 1º GRUPO DE TRANSPORTE

O 1º/1º GT - Esquadrão Gordo é o Primeiro Grupo de Transporte da Aeronáutica do Brasil, a FAB. Grupo criado no dia 5 de outubro de 1944, inicialmente usou aeronaves Douglas C-47 Dakota a partir do Calabouço, atual Aeroporto Santos-Dumont, no Rio de Janeiro. 
Foi transferido no dia 19 de janeiro de 1948 para sua atual sede, a Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro. No início, o 1º GT cumpria principalmente missões de lançamento de pára-quedistas do Exército Brasileiro.
FONTE: WIKIPEDIA

Sua missão:
Suprir a necessidade do BRASIL de Transporte Aéreo Logistico (TAL), Salvamento e Resgate (SAR), Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e Lançamento de Pessoal e Material (TAeT).



Para que possam ter uma ideia sobre o trabalho do "GORDO" na CRUZEX FLIGHT - 2013, vejam a matéria da FAB abaixo:

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Antes dos combates, o desafio é a logística

Canoas, cidade no Rio Grande do Sul, está a mais de 3 mil quilômetros de distância de Natal, capital do Rio Grande do Norte e sede da CRUZEX Flight 2013. Mas para que o exercício possa acontecer com sucesso a partir do próximo dia 4, essa distância já foi percorrida sete vezes por aeronaves da FAB que transportaram um total de 56 toneladas de carga, entre equipamentos de apoio para aeronaves, computadores, sistemas de comunicação e até radares. Ao mesmo tempo, outras 5,5 toneladas de carga saíram de Porto Velho, também há mais de 3 mil quilômetros de Natal.

Este são apenas exemplos do desafio logístico que a Força Aérea Brasileira enfrenta na CRUZEX antes do primeiro combate entre os caças. É necessário levar para Natal centenas de toneladas de carga e 1.500 militares de praticamente todos os Estados do Brasil. Somente entre unidades aéreas, há aeronaves e pessoal de Manaus (AM), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS), Anápolis (GO), Santa Maria (RS), Canoas (RS) e Rio de Janeiro (RJ). Cada Esquadrão tem suas necessidades específicas de apoio que se somam às demandas de outras áreas, como segurança,comunicações e até serviço jurídico.

Para que tudo e todos cheguem a tempo, desde a semana passada uma verdadeira ponte aérea liga Natal a Bases Aéreas espalhadas pelo Brasil com aviões C-130 Hércules, C-99 e C-105 Amazonas. Sob a coordenação da Quinta Força Aérea (FAE V), a fase de mobilização deve ser encerrada até o final desta semana, quando a maioria das unidades aéreas começam a chegar.

O trabalho precisou ser realizado ao lado de outras missões rotineiras da FAB e, na semana passada, foi dividida ainda com outras operações, como a de transporte de cerca de 1,8 mil profissionais do programa Mais Médicos para os 26 estados do país e para o Distrito Federal, além das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para municípios de difícil acesso no norte do país.
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Agora veja como o GORDO voa!







Fotos: Geovanne Pinheiro

Nenhum Direito Reservado

Estacionamento lotado na Base Aérea de Natal


Não é por acaso que a Base Aérea de Natal (BANT) recebe a CRUZEX pela quinta vez em sete edições da operação. Além da localização privilegiada e do clima predominantemente favorável para o voo, a estrutura da Base permite receber as quase 90 aeronaves que participam do exercício a partir da capital portiguar.
As nove delegações participantes se dividirão entre os três hangares disponibilizados para a manutenção das aeronaves. O Capitão Rodrigo Freire, Coordenador Geral de Comunicações, Sistemas e Tecnologia de informações, explica que a divisão de espaço entre os países é correspondente à demanda variável de acordo com o tipo de equipamento transportado e o número de pessoal envolvido.
“Todo planejamento foi pensado para recebermos as delegações da melhor maneira possível. A organização da logística inclui até a aproximação entre aeronaves idênticas. O foco da operação está no intercâmbio, não só durante os voos, mas também em terra. Agregamos unidades semelhantes, de mesma plataforma, e facilitamos a conversa entre as nações”, argumenta o Capitão.
Outra preocupação da organização foi a estrutura com que contarão os participantes da operação, por isso, cada país deve receber uma sala administrativa, uma para planejamento operacional e outra para manutenção. “Queremos oferecer toda a estrutura necessária para que as delegações tenham as melhores condições de execução durante a CRUZEX”, completa.
Os hangaretes, como são conhecidos os abrigos de aeronaves em áreas operacionais, são também os locais destinados para estacionamento. Aos poucos, a BANT começa a reunir caças, aviões de reabastecimento, transporte, carga, reconhecimento e helicópteros, destacados pelas diferentes bandeiras em suas caudas.
Das aeronaves participantes da CRUZEX, cerca de 10 seguem para o pátio de Recife, que deve receber o KC-137 e o KC-767 da Colômbia, um KC-130 da Argentina, o KC-135 do Chile e dos Estados Unidos, além dos brasileiros KC-130, E-99 e SC-105.

Fonte e fotos: FAB
OBS. 1: As fotos da FAB podem ser reutilizadas, desde que seja informada a fonte!

OBS. 2: As fotos acima podem ser obtidas em alta resolução no site da FAB, pelos endereços abaixo:

http://www.cruzex.aer.mil.br/images/artigos/01/hangar01.jpg

http://www.cruzex.aer.mil.br/images/artigos/01/hangar02.jpg

Argentina: a história se repete



NOTA OFICIAL

Publicado em 01/11/2013
A Direção da CRUZEX Flight 2013 informa que a Força Aérea Argentina cancelou sua participação no Exercício.

Os demais países envolvidos prosseguirão na realização das atividades aéreas e todos os eventos programados estão mantidos.

A CRUZEX Flight 2013 é o maior exercício de guerra aérea da América Latina, com a participação de mais de 90 aeronaves e dois mil militares do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Venezuela e Uruguai.

Natal, 1º de novembro de 2013.

Brigadeiro-do-Ar Mário Luís da Silva Jordão
Diretor da CRUZEX Flight 2013

Fonte: FAB

OS CAÇADORES

No céu já existem algumas aves de rapina!






Fotos: Geovanne Pinheiro

Nenhum Direito Reservado