Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
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sexta-feira, 12 de novembro de 2010

MUITA FUMAÇA NO AEROPORTO AUGUSTO SEVERO

  
(c) JMC-Baires Aviation Photography            -        Airliners.net

Finalmente está chegando a hora mais esperada pelo público em geral:

A APRESENTAÇÃO DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA
AMANHÃ - DAS 15:30 ÀS 16:30 HORAS
Fonte: www.esquadrilhadafumaca.com.br (site oficial do EDA)

A Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA, um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Sua finalidade de acordo com a EDA é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior. Hoje eles tem como base a Academia da Força Aérea.
Foto: AFA - FAB

A HISTÓRIA

Década de 50. Nasce a Esquadrilha da Fumaça.
O ainda Tenente Mário Sobrinho Domenech, instrutor da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos, juntamente com mais três Tenentes aviadores, aproveitaram as horas livres do almoço para treinarem sobre a Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) as manobras executadas na aviação de caça. Usando aviões North American T-6, os cambalhoteiros começaram executando Loopings e Tounneaux com duas aeronaves, para depois se especializarem com quatro aeronaves em formatura diamante.


 North American T-6, similar a aeronave utilizada.
Foto: Manoel LLama-Benalmadena  -  AIRLINERS.NET

O primeiro emblema já ostenta o nome pelo qual o Esquadrão é conhecido até hoje. Nele, figuram quatro T-6 em formação diamante sobrepondo o gládio alado, símbolo do Comando da Aeronáutica, com o rastro da fumaça que caracterizou o Esquadrão.
Fonte: www.esquadrilhadafumaca.com.br (site oficial do EDA) 

Como não era autorizado, naquela época, o vôo acrobático em formatura, os primeiros pilotos se dirigiam para a Barra da Tijuca (Rio de Janeiro) para treinar suas manobras. 

"CAMBALHOTEIROS" foi o primeiro apelido dado à Esquadrilha por suas peripécias no ar, ainda sem expelir a fumaça que mais tarde lhe daria nome.
Operando ainda no anônimato, os primeiros pilotos utilizavam-se dos mesmos aviões de treinamento dos cadetes novatos.
Tornando-se assunto entre as rodas de conversa da Escola de Aviação, a equipe se fez conhecida por intervenção do então Ten. Cel. Délio Jardim de Mattos, futuro ministro da Aeronáutica, que os apoiou nos primeiros passos. Fascinado por acrobacias, o Ten. Cel. comentou com o comandante da Escola de Aviação, que autorizou a primeira demonstração sobre o Campo dos Afonsos.

A ESQUADRILHA DA FUMAÇA conquistou seu nome por uma idéia que o Ten. Domenech aprimorou e é a base técnica até os dias de hoje.
A técnica que faz os aviões expelirem fumaça consiste no seguinte: um tanque armazenando óleo fino está ligado por uma mangueira ao escapamento do avião. Acionado pelo piloto, o óleo é injetado no escapamento direito, que é o mais quente. No ar, o óleo se vaporiza e condensa, transformando em fumaça.Outros modos para se produzir fumaça foram utilizados ao longo da história da Esquadrilha até se chegar ao sistema atual, desenvolvido pelos Anjos da Guarda, melhorando sensivelmente o rendimento das aeronaves.

Atualmente a Esquadrilha da Fumaça utiliza o EMB-312  T-27 TUCANO:
Foto: Rodolfo Philipp         -          AIRLINERS.NET



Temos um encontro marcado amanhã às 15:00 horas para assistirmos 
MELHOR ESQUADRILHA DA FUMAÇA DO MUNDO !
Até lá.

Foto: Gabriel Luque         -          AIRLINERS.NET

Fontes:
www.esquadrilhadafumaca.com.br
www.wikipedia.org
www.airliners.net

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