Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
Loading

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Ficha do Gigante Russo

Antonov An-124-100  Ruslan
Foto: Stephen J Muscat  - Airliners.net
(clique na imagem para ampliar)
 Foto: Lars Wahlstrom  - Airliners.net
(clique na imagem para ampliar a foto interna da cabine do piloto)
Tipo:........................................Avião cargueiro pesado
Fabricante:.............................Antonov
Primeiro vôo:.........................1982
Capacidade:..........................88 passageiros
Custo unitário:.......................150 a 200 milhões de doláres
Comprimento:........................69,10 metros
Envergadura...........................73,3 metros
Altura.......................................20,78 metros
Velocidade máxima..............865 km/h
Altura máxima de vôo...........11.600 metros
Peso máx. decolagem..........405,000 kg

O Antonov An-124 Ruslan (nome de código OTAN: Condor) foi durante um longo período o maior avião do mundo, isto antes da chegada do An-225. Atualmente ele é o segundo maior avião cargueiro do mundo. Ele ainda é o maior avião de carga já feito em escala industrial.
Desenvolvido inicialmente como cargueiro militar (para o transporte de tanques e lançadores de mísseis), o primeiro protótipo An-124 voou em 26 de dezembro de 1982. Um segundo protótipo, chamado Ruslan (um herói do povo russo), fez sua aparição ocidental no Airshow de Paris em Junho de 1985, anteriormente ao seu primeiro vôo comercial, que ocorreu em janeiro de 1986.
Desde então, o An-124 estabeleceu uma série de recordes. Sua maior conquista foi a mais pesada carga transportada por via aérea, comercialmente: um gerador de 124 toneladas, associado a outras cargas espalhadas no seu interior, com um peso total de carga de 132,4 toneladas, no final de 1993.
Características notáveis incluem o nariz (que, na verdade, é a porta do compartimento de carga de proa) e as portas do compartimento de carga de cauda, 24 rodas permitindo operações de pouso em asfalto, terra, grama e neve (desde que preparada para isso).
É o terceiro maior avião produzido em massa. Há mais de 40 An-124 em serviço na Rússia, Ucrânia, Líbia e Emirados Árabes Unidos, entre outros países.
Ele também foi o avião com maior volume de carga transportada (1014 metros cúbicos) até a criação do Airbus A300-600 ST Beluga (1400 metros cúbicos). O compartimento de carga dele tem 4,4 metros de altura e 36,5 metros (entre rampas) de comprimento. A rampa de proa (frontal) ainda deixa 2,10 metros utilizáveis e a de popa (traseira), 4 metros e meio. No total, temos 43,1 metros de comprimento. Já as larguras são, em metros, 6,4 na base, 3,996 no teto e 6,8 máxima. Ele também detém o recorde de mais longo vôo feito por um avião! Ele decolou em maio de 1987 e, durante vinte e cinco horas e meia, voou 20.151 quilômetros sem reabastecer. Ele partiu com um peso total de 455 toneladas.

FONTE: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário