Pequise sobre as Operações CRUZEX III, IV, V e VII
Loading

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

F-16 dos Estados Unidos X F-16 do Chile

Os Estados Unidos mandou, como seu representante para a CRUZEX a ANG (Guarda Aérea Nacional), sendo esta representada pelo 120º Esquadrão de Caça da 140ª Ala, do Estado do Colorado, que é dotada de caças F-16 Bloc 30. Todos pensavam que viriam caças mais modernos da USAF, ou até caças FA-18EF (Super Hornet).
FOTO:  Sd Silva Lopes   -   FAB

O Chile veio com sua primeira linha de F-16, os Bloc 50:
 FOTO:  Sgt Johnson Barros   -   FAB

Além das diferenças visíveis (o bloc 50 possui uma saliência entre a cabine (que neste caso  é dupla), que vai até o leme da cauda, enquanto o bloc 30 não a possui e sua cabine é simples, para o piloto), Segundo o site www.wikipedia.org ambos são F-16C/D mas com algumas diferenças. Conheça-as:

F-16 C/D

Block 30/32 - Entrou em serviço em 1987, foi o primeiro F-16 a possibilitar a opção entre turbinas General Eletric ou Pratt & Whitney. Os Blocks terminados em '0' são impulsionados pela GE, os blocos terminados em '2' são impulsionados pela Pratt & Whitney. Podem usar os mísseis AGM-45 Shrike e AGM-88 HARM. Foi significativamente atualizado pela adição do GPS/INS (guiamento por GPS) e pelo uso do casulo LITENING (guiamento por laser) que permitem o uso de bombas guiadas como a JDAM e a Paveway. Essa modificação é conhecida como F-16C++.

Block 40/42 - Entrou em serviço em 1988, tem a capacidade de ataque em qualquer tempo aumentada com o casulo LANTIRN, por isso chamados de Night Falcons.

Block 50/52 - Com as primeiras entregas em 1991; a aeronave é equipada com GPS/INS atualizado. Pode disparar mísseis e bombas avançados.

Block 50/52 Plus - Esta versão recebeu aviônivos atualizados como o decodificador ALE-50 e provisão para tanques conformais. Estas versões, e a Block 60, são as versões atualmente oferecidas pela Lockheed nas concorrências e que foram pedidos pelo Chile, Singapura, Paquistão, Polônia e Grécia. Também está em estudos por Taiwan e Índia.

Aguardem novos posts.


Nenhum comentário:

Postar um comentário